Na ocasião do Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – Sessão Centro Oeste, realizado em conjunto com o Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental – ENEEAmb e Fórum Latino de Engenharia e Sustentabilidade, a diretoria da ANEAM conseguiu uma grande conquista para a categoria e para o meio ambiente.
Através da articulação da Eng. Amb. Lya Nadja Assef, representante do Estado de Pernambuco, foi agendada uma audiência entre a ANEAM e o Senador Humberto Costa (PE), para discutir assuntos sobre a Engenharia Ambiental e o Licenciamento Ambiental.
No encontro foi levantada a questão sobre a PEC 65, de extrema importância para a categoria e para o desenvolvimento sustentável do país, pois trata da falta de responsabilidade quanto ao Licenciamento Ambiental, e prejuízos para o meio ambiente da forma que está redigida.
De imediato, o Senador Humberto Costa articulou um encontro com o Senador Randolfe Rodrigues (AP), relator da PEC 65 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.
A interação do Senador Humberto Costa foi excelente, uma vez que a ANEAM foi atendida no mesmo dia pelo Senador Randolfe Rodrigues, que atendeu o pedido da Associação para se retirar o projeto de pauta, visto que ele já seria votado no dia seguinte.
Foi acatado o pleito da Associação, para se realizar uma audiência pública, onde a ANEAM fará parte, representada pelo seu presidente Eng. Marcus Vinícius, bem como o Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal André Lima, que também foi convidado para a reunião pela ANEAM.
O Senador Randolfe Rodrigues, se colocou à disposição da categoria da Engenharia Ambiental, e também está à disposição da ANEAM, para atualização das legislações profissionais no âmbito do Sistema Confea/Crea, que vem sendo debatidas pela categoria.
A ANEAM agradece aos Senadores Humberto Costa e Randolfe Rodrigues pela recepção e disposição em apoiar a Engenharia Ambiental e o desenvolvimento sustentável no país.
Além do presidente da ANEAM Eng. Marcus Vinícius, da Eng. Lya Nadja Assef e do André Lima, Secretário de Meio Ambiente do DF, participaram da reunião: Eng. Adjane (presidente da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais – AGEAMB), Eng. Alírio Mendes (presidente da Associação Mineira de Engenheiros Ambientais), Eng. Bernard Felipe (Conselheiro Fiscal da Associação Paulista de Engenheiros Ambientais – APEA-SP), Eng. Danielle Perez (presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Norte, Nordeste e Vale do Itajaí de Santa Cataria – AEANVI), Eng. José Luís (presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais de Pernambuco – AEAMBPE), Eng. Itamar Oliveira (diretor da Associação Goiana de Engenheiros Ambientais – AGEAMB), Eng. Kamila Barros (superintendente da ANEAM e presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Mato Grosso - AEAM MT), a Advogada Muriel Azeredo e a Eng. Silvânia (presidente da Associação Cearense de Engenheiros Ambientais – ACEAS).
A Diretoria da Associação Nacional de Engenheiros Ambientais – ANEAM é formada por Presidentes das Associações Regionais e Estaduais de Engenharia Ambiental, bem como conselheiros dos CREAs, diretores dos Sindicatos de Engenheiros – SENGEs, diretores da Mútua, Coordenadores dos cursos de Engenharia Ambiental, inspetores e funcionários dos CREAs, sendo todos Engenheiros Ambientais.