O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (SENGE-GO) possui 36 conselheiros no Crea-GO, entre efetivos e suplentes. Mas você sabe qual a função de um conselheiro?
Primeiramente temos que entender que a Lei que rege a criação e conselhos dos Creas é a Lei Nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e ela diz que são atribuições dos Conselhos Regionais: elaborar e alterar seu regimento interno, criar as Câmaras Especializadas, examinar reclamações e representações acerca de registros, julgar, decidir os processo de infração da presente lei e do Código de Ética enviados pelas Câmaras Especializadas, julgar em grau de recurso os processos de imposição de penalidades e multas, e tantas outras atribuições.
O portal Produzindo - Desenvolvimento pessoal e profissional na sua vida explica que a função primária dos Conselhos Profissionais é defender a sociedade dos maus profissionais. Assim, é uma garantia na defesa aos bons profissionais. Eles mostram ainda que fiscalizando a atuação destes e das instituições, os bons profissionais recebem a garantia de não precisar conviver com os ruins e antiéticos.
O Crea-GO é uma autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Engenheiros, Engenheiros Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Metereologistas, Tecnólogos e Técnicos de nível médio das modalidades mencionadas, e defende a sociedade no que diz respeito à qualidade, ética, coibindo a prática do exercício ilegal da profissão. Em Goiás ele é constituído por 71 conselheiros com renovação anual de um terço de seus membros. A função é honorífica e o conselheiro tem mandato de três anos.
Atualmente o Conselho possui seis Câmaras como:
*Câmara Especializada de Agronomia
*Câmara Especializada de Engenharia Civil
*Câmara Especializada de Engenharia Elétrica
*Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica
*Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho
*Câmara Especializada de Geologia, Minas e Engenharia Química
Confira nossos conselheiros: http://bit.ly/2cra5jy